Um espaço para reinventar Portugal como nação de todo o Mundo, que estabeleça pontes, mediações e diálogos entre todos os povos, culturas e civilizações e promova os valores mais universalistas, conforme o símbolo da Esfera Armilar. Há que visar o melhor possível para todos, uma cultura da paz, da compreensão e da fraternidade à escala planetária, orientada não só para o bem da espécie humana, mas também para a preservação da natureza e o bem-estar de todas as formas de vida sencientes.

"Nós, Portugal, o poder ser"

- Fernando Pessoa, Mensagem.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DimasMelloBraga — 12 de junho de 2008 — REPORTAGEM TV PROFESSOR - SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Alunos do PROFESSOR DIMAS DE MELLO BRAGA0 presente projeto propõe a continuidade na formação da horta e pomar nos espaços improdutivos da escola,a transformação dos quintais e terrenos ociosos da comunidade em áreas de produção de alimentos. Abriu debate sobre questões ambientais atuais como Biodiversidade e Sustentabilidade. Pretende-se expor os passos para a formação de hortas e pomares bem como, a conscientização com relação ao lixo, desperdício,reciclagem, preservação dos mananciais e o consumo sustentável... Durante a execução do projeto no qual a participação dos alunos acontece em horário normal econtra turno,são construídas situações práticas para que os mesmos vivenciassem e interiorizassem a conscientização ecológica através do paisagismo pedagógico (horta, pomar de frutas nativas e tradicionais; jardinagem, terrário, minhocário, compostagem, plantas medicinais, arborização do bairro, etc...). Durante o ano letivo são realizados passeios ao Centro de Estudos de Solos da UFPR, ao Museu do Lixo, aterro sanitário da Caximba,áreas de invasão,mananciais e etc...Todos os passeios são registrados através de fotografias e relatórios escritos...É importante deixar claro que além de transformar terrenos ociosos e cheios de lixo em fonte de alimentação para as famílias carentes da comunidade; estamos conseguindo mudar o preconceito intelectual de que trabalhar com terra é apenas força braçal. Atualmente o projeto PIÁ NA ROÇA é carro chefe do projeto pedagógico da escola: Cidadania. Outro ponto importantíssimo desse projeto professor e sua equipe de alunos que vão às casas e terrenos da comunidade,limpam e prepararam a terra para as hortas (Prof. Itinerante).Os alunos estão aprendendo que trabalhar numa horta é produzir alimentos para uma vida mais saudável,que fazer compostagem é reaproveitar restos de alimentos para adubar hortas,jardins e evitar o desperdício, que os restos das próprias hortaliças servem para o composto e as sementes são guardadas para posterior plantio,que eles cuidarão da terra,das outras pessoas e de si mesmos,que fazer uma horta em sua casa é uma atitude para uma vida com mais qualidade,ecologicamente sustentável,economicamente viável e culturalmente aceita.Com isso são valorizados em suas famílias como agentes produtores de alimentos e capazes de compartilhar em casa o que estão aprendendo na escola, além de conteúdos, atitudes como liderança, solidariedade, companheirismo, hábitos de higiene, alimentação saudável, senso crítico ao consumismo e ao desperdício. A horta da escola tornou-se um laboratório(sementeiro)onde as mudas são transplantadas para a idéia principal do"Piá na Roça,ou seja:- Uma horta em cada quintal da comunidade. (Lembra da horta da vovó!?).Tornou-se hábito a visita e participação diária dos pais na escola,trocando experiências para que possam produzir sua própria horta,promovendo a melhoria da qualidade de suas vidas,com alimentos naturalmente saudáveis, ambientalmente corretos,socialmente justo e deliciosamente puros.

ABSURDAMENTE APAIXONADO PELAS COISAS QUE FAÇO!
VER FOTOS DE OUTROS PROJETOS E PERFIL NO ORKUT
Categoria:
Educação
Palavras-chave:

TROCANDO iDÉIAS

0 comentários:

Enviar um comentário

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DimasMelloBraga — 12 de junho de 2008 — REPORTAGEM TV PROFESSOR - SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Alunos do PROFESSOR DIMAS DE MELLO BRAGA0 presente projeto propõe a continuidade na formação da horta e pomar nos espaços improdutivos da escola,a transformação dos quintais e terrenos ociosos da comunidade em áreas de produção de alimentos. Abriu debate sobre questões ambientais atuais como Biodiversidade e Sustentabilidade. Pretende-se expor os passos para a formação de hortas e pomares bem como, a conscientização com relação ao lixo, desperdício,reciclagem, preservação dos mananciais e o consumo sustentável... Durante a execução do projeto no qual a participação dos alunos acontece em horário normal econtra turno,são construídas situações práticas para que os mesmos vivenciassem e interiorizassem a conscientização ecológica através do paisagismo pedagógico (horta, pomar de frutas nativas e tradicionais; jardinagem, terrário, minhocário, compostagem, plantas medicinais, arborização do bairro, etc...). Durante o ano letivo são realizados passeios ao Centro de Estudos de Solos da UFPR, ao Museu do Lixo, aterro sanitário da Caximba,áreas de invasão,mananciais e etc...Todos os passeios são registrados através de fotografias e relatórios escritos...É importante deixar claro que além de transformar terrenos ociosos e cheios de lixo em fonte de alimentação para as famílias carentes da comunidade; estamos conseguindo mudar o preconceito intelectual de que trabalhar com terra é apenas força braçal. Atualmente o projeto PIÁ NA ROÇA é carro chefe do projeto pedagógico da escola: Cidadania. Outro ponto importantíssimo desse projeto professor e sua equipe de alunos que vão às casas e terrenos da comunidade,limpam e prepararam a terra para as hortas (Prof. Itinerante).Os alunos estão aprendendo que trabalhar numa horta é produzir alimentos para uma vida mais saudável,que fazer compostagem é reaproveitar restos de alimentos para adubar hortas,jardins e evitar o desperdício, que os restos das próprias hortaliças servem para o composto e as sementes são guardadas para posterior plantio,que eles cuidarão da terra,das outras pessoas e de si mesmos,que fazer uma horta em sua casa é uma atitude para uma vida com mais qualidade,ecologicamente sustentável,economicamente viável e culturalmente aceita.Com isso são valorizados em suas famílias como agentes produtores de alimentos e capazes de compartilhar em casa o que estão aprendendo na escola, além de conteúdos, atitudes como liderança, solidariedade, companheirismo, hábitos de higiene, alimentação saudável, senso crítico ao consumismo e ao desperdício. A horta da escola tornou-se um laboratório(sementeiro)onde as mudas são transplantadas para a idéia principal do"Piá na Roça,ou seja:- Uma horta em cada quintal da comunidade. (Lembra da horta da vovó!?).Tornou-se hábito a visita e participação diária dos pais na escola,trocando experiências para que possam produzir sua própria horta,promovendo a melhoria da qualidade de suas vidas,com alimentos naturalmente saudáveis, ambientalmente corretos,socialmente justo e deliciosamente puros.

ABSURDAMENTE APAIXONADO PELAS COISAS QUE FAÇO!
VER FOTOS DE OUTROS PROJETOS E PERFIL NO ORKUT
Categoria:
Educação
Palavras-chave:

TROCANDO iDÉIAS

0 comentários:

Enviar um comentário