Um espaço para reinventar Portugal como nação de todo o Mundo, que estabeleça pontes, mediações e diálogos entre todos os povos, culturas e civilizações e promova os valores mais universalistas, conforme o símbolo da Esfera Armilar. Há que visar o melhor possível para todos, uma cultura da paz, da compreensão e da fraternidade à escala planetária, orientada não só para o bem da espécie humana, mas também para a preservação da natureza e o bem-estar de todas as formas de vida sencientes.

"Nós, Portugal, o poder ser"

- Fernando Pessoa, Mensagem.

OUTRA EDUCAÇÃO: MÉTODO MONTESSORI

"O essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela." ( Jean Piaget)

MÉTODO MONTESSORI:

MARIA MONTESSORI nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle, Itália, de uma família conhecida pelo seu fervor religioso; feitos os estudos elementares, entrou na Universidade, matriculando-se na Faculdade de Medicina; a resolução causou estranheza porque até aí nenhuma mulher ousara cursar a Faculdade. Foi pioneira na área da Pedagogia. Criou sua filosofia e seu método com o objectivo de desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender que existe em cada um de nós.


O Método Montessori tem como principais objectivos as actividades motoras e sensoriais da criança, é especialmente voltado para a educação pré-escolar. Está baseado no facto de que as crianças aprendem melhor pela experiência directa de procura e descoberta e não pela imposição do conhecimento. Mesmo considerando que o método Montessori surgiu oriundo da experiencia de Maria Montessori na educação de crianças anormais, ele está bem diferente, no mundo, na educação de crianças normais. É um método de trabalho individual, embora tenha também um carácter social, uma vez que as crianças, em conjunto, devem colaborar para o ambiente escolar.

O seu material é voltado à estimulação sensorial e intelectual. Onde visa o bem estar físico, e psíquico da criança.
Para Montessori, a criança se forma a partir de estímulos externos que precisam ser determinados. . Montessori criou materiais didácticos simples e muito atraentes, projectados para provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito rico e interessante. A criança é livre, mas apenas para escolher os objectos sobre os quais possa agir.


Os objectivos que o método propõe são fazer com que a criança desenvolva um trabalho gratificante e nutra paz e densidade interiores, para ter capacidade de amar.
O papel do educador é criar condições para que a criança atinja essas metas e desenvolva sua personalidade integral por intermédio do trabalho, do jogo, de actividades prazerosas e da formação social.
Para Maria Montessori, a escola não é apenas um lugar de instrucção, mas também de educação, de vida e de educação para a vida.
Maria Montessori faleceu na Holanda em 1952, deixando um legado de muitos livros escritos e um dos métodos mais importantes da educação.

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu fiz o meu pré-escolar praticamente inteiro numa escola Montessori, no Brasil. Tenho lindas recordações desse tempo e desse espaço-escola!

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OUTRA EDUCAÇÃO: MÉTODO MONTESSORI

"O essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela." ( Jean Piaget)

MÉTODO MONTESSORI:

MARIA MONTESSORI nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle, Itália, de uma família conhecida pelo seu fervor religioso; feitos os estudos elementares, entrou na Universidade, matriculando-se na Faculdade de Medicina; a resolução causou estranheza porque até aí nenhuma mulher ousara cursar a Faculdade. Foi pioneira na área da Pedagogia. Criou sua filosofia e seu método com o objectivo de desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender que existe em cada um de nós.


O Método Montessori tem como principais objectivos as actividades motoras e sensoriais da criança, é especialmente voltado para a educação pré-escolar. Está baseado no facto de que as crianças aprendem melhor pela experiência directa de procura e descoberta e não pela imposição do conhecimento. Mesmo considerando que o método Montessori surgiu oriundo da experiencia de Maria Montessori na educação de crianças anormais, ele está bem diferente, no mundo, na educação de crianças normais. É um método de trabalho individual, embora tenha também um carácter social, uma vez que as crianças, em conjunto, devem colaborar para o ambiente escolar.

O seu material é voltado à estimulação sensorial e intelectual. Onde visa o bem estar físico, e psíquico da criança.
Para Montessori, a criança se forma a partir de estímulos externos que precisam ser determinados. . Montessori criou materiais didácticos simples e muito atraentes, projectados para provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito rico e interessante. A criança é livre, mas apenas para escolher os objectos sobre os quais possa agir.


Os objectivos que o método propõe são fazer com que a criança desenvolva um trabalho gratificante e nutra paz e densidade interiores, para ter capacidade de amar.
O papel do educador é criar condições para que a criança atinja essas metas e desenvolva sua personalidade integral por intermédio do trabalho, do jogo, de actividades prazerosas e da formação social.
Para Maria Montessori, a escola não é apenas um lugar de instrucção, mas também de educação, de vida e de educação para a vida.
Maria Montessori faleceu na Holanda em 1952, deixando um legado de muitos livros escritos e um dos métodos mais importantes da educação.

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Anónimo disse...

Eu fiz o meu pré-escolar praticamente inteiro numa escola Montessori, no Brasil. Tenho lindas recordações desse tempo e desse espaço-escola!

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